Quando se fala em decoração de interiores, é frequente surgirem os termos de decoradores de interiores e de designer de interiores. Ainda que tenham pontos em comuns, as funções de ambos diferenciam-se, pelo menos, no plano teórico.
Por um lado, o decorador, ou a decoradora de interiores, tem como função escolher móveis, acessórios, plantas, cores, que não alterem substancialmente o ambiente físico. No fundo, tudo o que esteja relacionado com a composição e aspeto visual a fim de aperfeiçoar o ambiente interior é atribuído a um decorador. Normalmente, é um trabalho que é desenvolvido no final de um projeto.
Por outro lado, o designer de interiores tem como principal missão partir das necessidades específicas dos seus clientes para concretizá-las num projeto final. Assim, partindo de diferentes variáveis como as normas técnicas de ergonomia e de conforto térmico, acústico e lumínico, ele vai organizar os espaços internos, levando em conta as funções de cada ambiente e propondo ao mesmo tempo soluções para conciliar o conforto, a estética e a funcionalidade.
Neste âmbito, a escolha ou mesmo a criação de mobiliário específico bem como as texturas e padrões de superfícies desempenham um papel central no resultado final.
Para a criação dos projetos de interiores e design, o designer oferece aos seus clientes a qualidade dos projetos 3D que basicamente consiste numa criação virtual de espaço tridimensional a partir da utilização de um software específico.
Com o recurso aos projetos 3D interiores, obtêm-se planos e perspetivas realistas do projeto a implementar. Desta forma, o cliente poderá visualizar de forma fidedigna o seu projeto final como se tratasse de uma fotografia de alta resolução.
Se o nosso objetivo como cliente é poder desenhar a nossa cozinha moderna para que se pareça connosco, então a multiplicidade de materiais e novos aparelhos permitem explorar estilos mais avançados e funcionais para o nosso quotidiano. Independentemente do caminho escolhido, as cozinhas modernas devem, portanto, ser um lugar de convívio para além de serem confortáveis e acolhedoras.
Há cozinhas para todos os gostos e necessidades: pequenas ou grandes, monocromáticas ou coloridas, abertas ou fechadas, devendo ser simultaneamente estéticas e práticas.
Muitas vezes fruto da imaginação de um designer, a cozinha moderna é original, conseguindo esta singularidade através da variedade de materiais utilizados, das combinações de cores e do estilo das linhas às quais se associa a especificidade da decoração de cozinha. Com efeito, uma cozinha moderna é especial e única, especialmente porque pode ser feita à medida.
Para além da cozinha, a sala de estar é atualmente perspetivada como um espaço de receção, de partilha e de representação social, estando no centro de projetos de design de interiores e de decoração.
Para o efeito, há uma combinação de estilos, peças de mobiliário, obras de arte, iluminação estudada e divisórias de luz para que as salas de estar modernas possam ser harmonizadas de acordo com os nossos desejos. Decorar uma sala é um excelente desafio para quem o assume., todavia, as ideias de mobiliário moderno são acima de tudo simples e sóbrias.
Por exemplo, um sofá de tecido com linhas retas, acompanhado por uma mesa de café de vidro, será perfeito. Para completar a decoração de sala, pode escolher-se uma estante de madeira para guardar os nossos livros e alguns dos nossos objetos de arte É tudo o que é preciso para se começar a criar a sala de estar moderna.
Pretende desenvolver um projeto de design de interiores para a sua casa?
Preencha o formulário e a nossa decoradora entrará em contato consigo!