Ter uma sala de estar genuinamente decorada e moderna segundo os nossos padrões é um verdadeiro deleite que está ao alcance de todos, desde que a verdadeira liberdade criativa esteja presente.
No entanto, a decoração de sala pode transformar-se num desafio que nos deixe perdidos tal é a multiplicidade de elementos a ter em conta como mobiliário, paredes, acessórios decorativos, entre outros.
O primeiro passo para a decoração de salas de estar modernas prende-se essencialmente com a nossa capacidade de aproveitar os diferentes objetos de decoração. Neste ponto, os vasos decorativos e os espelhos decorativos são objetos incontornáveis na decoração interior.
Relativamente aos vasos, sejam eles de vidro, cerâmica, madeira, redondos, quadrados ou mesmo retangulares, devem marcar presença em quaisquer salas de estar modernas. Eles adaptam-se a todos os estilos decorativos, do mais clássico ao Mid Century.
Neste âmbito, desenganem-se aqueles que julgam que os vasos decorativos são exclusivamente para salas amplas. Eles entram igualmente nos planos de qualquer decoração de sala pequena.
Caso tenhamos uma sala de grandes dimensões, poder-se-á optar por vasos de formas mais arredondadas, visto que estes trarão um pouco de volume, fazendo sobressair instantaneamente os buquês de flores naturais ou secas. Desta forma, criar-se-á um ambiente de serenidade e harmonia.
Por outro lado, se tivermos perante uma decoração de sala pequena, vasos um pouco mais alongados e estreitos preencherão de forma sóbria o espaço, dando-lhe um toque de classe.
Para ambas as situações, a escolha de vasos de cerâmica, vidro, barro ou mesmo de madeira depende essencialmente do estilo decorativo a implementar e da própria luminosidade da sala. Há também a possibilidade de escolher diferentes tamanhos para criar uma singular e apelativa composição real de diferentes buquês.
Outro objeto que deve estar presente em quaisquer salas de estar modernas são os espelhos decorativos. Tanto utilitário como estético, o espelho é uma componente essencial do design de interiores. Com efeito, é o ideal para ornamentar paredes. Para tal basta selecionar o tipo de espelho: grande, pequeno, antigo ou moderno.
Se o objetivo é melhorar ou rentabilizar a luminosidade da sala, o espelho assume um papel acessório de relevo, uma vez que permite captar a luz natural e refleti-la, sobretudo se for instalado junto à uma janela ou mesmo em frente.
Desta forma poderá tirar-se o máximo proveito do seu poder refletor. Caso a disposição da sala não o permita, especialmente quando se trata de salas mais pequena, podemos utilizar uma qualquer luminária, e jogar com as diferentes tonalidades luminosas.
Atualmente, na decoração de salas modernas predomina a tendência de grandes espelhos decorativos que têm como principal vantagem a possibilidade de aumentar a luminosidade do espaço, quer se trate de salas com maiores dimensões ou de salas pequenas.
Aliás para a decoração de salas pequenas, o uso de espelhos grandes deve ser prioritário, pois é sem dúvida a melhor maneira de ampliar visualmente todo o espaço. Através da reflexão da imagem do que está à sua frente, o espelho permite criar uma imagem de profundidade da sala.
Por outras palavras, é criada a ilusão de que a divisão é muito mais espaçosa do que na realidade é. Se por outro lado o objetivo for a conceção de um espaço verdejante – mais ecológico –, a colocação de um espelho decorativo junto a vasos com plantas funcionará na perfeição.
Decorar uma sala com um toque pessoal e transformá-la no ex-líbris da casa parece ser à primeira vista um trabalho hercúleo, contudo, se jogarmos com os acessórios certos, tais como os vasos e os espelhos decorativos, a nossa missão chegará a bom porto, com requinte e elegância.
Pretende desenvolver um projeto para a sua sala?
Preencha o formulário e a nossa decoradora entrará em contato consigo!
22 thoughts on “Decoração de Sala”