O quarto é um dos lugares mais importantes da casa, visto que é nele que ficamos depois de um final de dia cansativo e é o primeiro lugar que vemos quando acordamos. Porém, é com frequência que deixamos para último lugar a sua decoração.
Assim, é essencial que a decoração de quarto esteja na nossa agenda, independentemente do tipo de casa que tenhamos. Nos tempos atuais, o conforto e a harmonia são primordiais na definição de quartos modernos.
O mobiliário é preferencialmente simples e minimalista de modo a privilegiar-se a funcionalidade do espaço. Por seu turno, os objetos de decoração são parcos, devendo estar intimamente ligados ao ambiente de tranquilidade próprio de um quarto.
Para se conseguir esse ambiente, a decoração e a luminosidade desempenham um papel preponderante. Se estivermos a falar de decoração de um quarto de casal, o uso do branco é peça fundamental. Como ponto de partida, pode utilizar-se roupa de cama branca e almofadas decorativas que, em ligação com a luz natural, criará um ambiente de serenidade.
Para além de se poder jogar com a iluminação da janela e com o uso adequado de espelhos decorativos junto à mesma, há sempre a possibilidade do uso de luminárias, lustres e abajures.
De referir que este jogo de luminosidade associado aos espelhos decorativos é o ideal para quartos pequenos de casais, pois através de uso de espelhos grandes consegue-se ampliar visualmente todo o espaço através da reflexão do que está à sua frente, criando desta forma uma imagem de profundidade do quarto.
No fundo, acaba-se por transmitir a imagem de um quarto muito mais espaçoso do que a própria realidade. Como toque final e para dar alguma cor pontual ao quarto, podem colocar-se algumas fotografias penduradas na parede ou mesmo alguns vasos decorativos com flores naturais ou secas.
Se, por sua vez, estivermos a falar de decorar quartos de criança, teremos que concordar que se trata de uma missão entusiasmante, visto que a decoração é fundamental para estimular a imaginação da criança, ao mesmo tempo que possibilita o aproveitamento das potencialidades do espaço.
Neste ponto, é possível fazermos milagres sem grandes custos. Num primeiro momento, podemos começar pelas paredes, com a aplicação de stickers de motivos gráficos modernos ou mais lúdicos, conforme o caso.
No que diz respeito à cama, esta continua a ser o elemento central do quarto de uma criança. Deve ser confortável, sem descurar o seu design. Em função do espaço, pode escolher-se uma cama de casal ou uma cama de solteiro com gavetas, ou mesmo uma cama em forma de carro ou tipi.
O uso de roupa de cama apelativa com grafismos modernos e lúdicos permitem dar um complemento e um toque colorido de forma diversificada. Para as crianças mais pequenas, o uso de cortinas deve ser também tido em conta, uma vez que estas permitem bloquear a claridade, ajudando a criar um ambiente mais propício para o sono.
E se tivermos uma filha? Neste caso, entramos na especificidade da decoração de quartos de meninas. Com efeito, as meninas gostam dos detalhes, de objetos diferenciados e personalizados. Nos dias que correm, elas são exigentes e seguras quanto aos seus gostos decorativos, deixando de lado a ideia de que o quarto de menina deve ser cor-de-rosa com motivos de princesas.
Neste contexto, o roxo continua a ser uma cor feminina, sendo um substituto eficaz do rosa. O lilás combina muito bem com branco, cinzento claro ou bege para criar uma atmosfera suave e romântica.
Além disso, convém ter presente que o mais importante ao projetar o quarto de uma menina é não preencher o espaço com mobiliário desnecessário para que haja espaço para brincar. Assim, as prateleiras de parede, ganchos de casaco, e quaisquer móveis ou acessórios para crianças que possam ser fixados a uma parede ou porta são sempre uma boa escolha.
Os espelhos decorativos de parede são também presença obrigatória em conjunto com os quadros ou posters para dar um ar mais preenchido, colorido e moderno à divisão.
Decorar um quarto pode levar-nos a seguir inúmeros caminhos, no entanto, com a simplicidade e a funcionalidade dos diferentes objetos e acessórios decorativos, podemos efetivamente criar o nosso pequeno paraíso pessoal.
Citando Fernando Pessoa ” Não basta abrir a janela / para ver os campos e o rio. / Não é o bastante não ser cego / para ver as árvores e as flores. / É preciso também não ter filosofia nenhuma.”
Pretende desenvolver um projeto para o seu quarto?
Preencha o formulário e a nossa decoradora entrará em contato consigo.
53 thoughts on “Decoração de Quarto”